O que é a Ética?
Ética é uma palavra que vem do grego ethos,que significa modo de ser, caráter,comportamento.È um ramo da filosofia que estuda o modo de vida no cotidiano da sociedade.
A ética é uma esperança que está em marcha,mas que encontra diversas dificuldades para que seja viável na sociedade.Isso se dá pelo mundo atual,com grande ambição de concentração econômica e cada vez mais erotizado.o que causa a fragmentação das famílias,ou seja,estamos inseridos numa sociedade utilitarista e hedonista,que visa apenas o lucro e o poder.
Temos no mundo de hoje uma maneira muito elegante,muito chique de trabalho escravo,onde o ser humano fica confinado em fazer o que não gosta,gerando ali a ética utilitária,o ser humano se faz merecedor de consumir cada vez mais,por que está debaixo de uma submissão e procura pagar essa submissão com o consumismo,em outras palavras,quer mostrar a si próprio que essa submissão vale a pena.
Este é o Slogan da economia atual:Gastar o menos possível e lucrar o máximo possível!E vem confrontar com o nosso Credo religioso,que é como a ética de amor de quem vive o louvor de um de pura generosidade e gratuidade.Crescer como pessoa é ter ao menos uma gota de amor gratuito.
Só o Amor é Digno de Fé.
Mas o amor está cercado por duas fortes paredes:
*A Pleonexia: A ambição de possuir cada vez mais;
*E a Koinonia: È o oposto,é o desejo de ter e partilhar.
Nesse mundo tão globalizado,a Igreja é protagonista da ética evangélica,a Igreja é o Amor de Deus agindo na humanidade,que se opõe a mentalidade egocêntrica de falsas doutrinas que amarram a mentalidade humana e a Igreja tem a missão de fazer uma Revoluçaõ de Deus,sem armas e nem sangue,mas onde haja a prática de uma amor desinteressado,como é o Amor de Deus.
E assim levar o cristão a encontrar sua verdadeira identidade,aquela levada a um verdadeiro Amor Universal,estima as pessoas e vendo Deus agindo nas pessoas em tudo que elas tem de bom.
Conclusão: A ética não começa pelo dever,mais pelo amor do bem,amor ás pessoas e pelo amor a Deus,fora disso seremos condenados pela omissão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário