segunda-feira, 6 de junho de 2011

Como funcionam os detergentes biodegradáveis?

Entenda por que esses produtos são menos poluentes do que os tradicionais!

Por: Frederico Kronemberger, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), Universidade Federal do Rio de Janeiro
Publicado em 02/08/2010 | Atualizado em 02/08/2010
(Ilustração: Jaca).
Quando uma panela está engordurada, o que fazemos para limpá-la? Lavar apenas com água não dá resultado. Precisamos usar um detergente ou sabão. O detergente é bastante eficaz nesse tipo de limpeza porque tanto se liga à água quanto ao óleo. Assim, ele consegue misturar o óleo na água, removendo a gordura e limpando a nossa louça!

Mas para onde vai esse mistura depois da limpeza? Se não for para alguma estação de tratamento de água, ela vai diretamente para os rios. É, o detergente da sua cozinha pode causar graves danos à natureza. Em contato com a água, ele forma uma espuma que impede a passagem do oxigênio que os peixes e outros animais usam para respirar! Mas será que tem como limpar a panela sem prejudicar o meio ambiente? A solução é usar um detergente que seja biodegradável.

As substâncias biodegradáveis são aquelas que as bactérias e microrganismos conseguem comer e, assim, decompor. Depois do trabalho feito pelos micro-organismos, as moléculas que compõem o detergente biodegradável não representam perigo para a natureza, deixam de ser tóxicas e não formam mais espuma.

Para proteger o meio ambiente, é muito importante verificar se o detergente – assim como o sabão e até mesmo o xampu que você usa – é biodegradável! Saiba que produtos assim são menos poluentes e não custam mais caro por isso.

Frederico KronembergerInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE)
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário