segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Conhecimento Transversal, interdisciplinar e a metáfora de “redes”




Atualmente o ensino é fragmentado, pois cada matéria é estudada de maneira distinta, dividida por matérias, o que não trás grandes resultados no aprendizado. Uma nova vertente atualmente é a interdisciplinaridade do ensino e nos mostra a mescla para a visão global do conhecimento.
A interdisciplinaridade não imprime o aprofundamento, mas a passagem por várias disciplinas, o pequeno conhecimento de outras disciplinas e troca de conhecimento entre outros cursos, na vivência do dia a dia do aluno, que vai a campo para conhecer o mundo real onde trás novas experiências para dentro da sala de aula.
Através do modelo de transversalidade é que as experiências da rua são atreladas às diversas disciplinas.
Esta visão pode ser observada em nossa Universidade USP-EACH, onde no primeiro ano temos o ciclo básico onde é temos vários temas de distintas áreas que juntas somam para a fração do conhecimento do aluno.

Fonte: http://portifoliopet2010-usp-each.blogspot.com

By Claudia Perez - EMEF "Alfeu Rodrigues Santinho"

Nenhum comentário:

Postar um comentário